Ao longo de sua história, o Projeto Garimpando Memórias se constituiu como referência teórico-metodológica de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação. Clique nos links e acesse informações mais detalhadas
• Práticas Corporais e História Oral no Semiárido
O objetivo deste projeto de pesquisa é identificar, produzir, preservar e
analisar as memórias das Práticas Corporais e da Educação Física nos ambientes
educativos, familiares, comunitário e de lazer da região do Semiárido. Para tanto,
teremos como aporte teórico-metodológico a História Cultural e a História Oral.
• Mulheres da Educação Física Universitária Brasileira
Esta pesquisa tem por objetivo compreender especificidades da participação de mulheres nos processos de legitimação da Educação Física no âmbito universitário no Brasil. Com esse objetivo procuramos algumas particularidades do âmbito acadêmico, ingresso e permanência da Educação Física e como esses processos atravessaram diferentes tendências no país. Para tanto vamos realizar uma busca bibliográfica e também utilizaremos entrevistas de História Oral de mulheres que vêm ocupando posições de destaque, seja nas suas produções bibliográficas, cargos de gestão ou representações políticas importantes na área.
• Mulheres atletas: o esporte como um espaço de visibilidade feminina
A partir do recorte teórico dos Estudos Feministas e de Gênero, os trabalhos aqui reunidos analisam temas relacionados à visibilidade das mulheres no campo do esporte, do lazer e da educação física escolar.
• Memórias do Programa Segundo Tempo
O projeto é fruto de uma parceria do Ministério do Esporte com o Centro de Memória do Esporte. Tem como principal objetivo a construção de registros sobre a memória do PST gerando informações de diferente natureza: acadêmicas, de divulgação, históricas, entre outras.
Tais registros podem ser acessados por meio de sua home page ou, ainda, pelo Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte, mais especificamente, na comunidade Programa Segundo Tempo
• Gaúchos(as) nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: preservando memórias, reconstruindo histórias
Fundamentada na história oral, pretende mapear a participação de gaúchos/as nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. São entrevistados atletas, membros de equipes técnica, médica, anti-doping, imprensa, arbitragem, apoio logístico entre outros.
Este estudo teve como objetivo analisar as experiências das atletas de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em sua trajetória com os futebóis, identificando a forma como a categoria de gênero apareceu nos diversos contextos sociais devido ao fato delas serem mulheres que praticavam este esporte. Portanto, através da História Oral foram produzidas as fontes orais sobre as histórias de vida de quatorze atletas de futsal da UFRGS que treinavam com o time no ano 2014, com base nos procedimentos próprios desta técnica.
• Memórias da Dança em Porto Alegre: a Escola de João Luiz Rolla (Tese de Doutorado)
Tem como objetivo reconstruir a história da Escola de Dança João Luiz Rolla a partir do acervo de dança do Centro de Memória do Esporte e da realização com entrevistas de ex-participantes da Escola.
Analisa a constituição de Centros de Memória da Educação Física nas Universidades Federais brasileiras buscando entender o fazer histórico na Educação Física e as condições teóricas e estruturais que os tornaram possíveis. Usa como abordagem teórica a história cultural e como caminhos investigativos serão utilizadas as discussões da história oral, se utilizando também de visitas/observações e análise de produções dos Centros de memória.
• Histórias do Judô no Rio Grande do Sul Segundo a Narrativa de Integrantes do Conselho de Kodanshas
O Projeto Histórias do Judô no Rio Grande do Sul Segundo a Narrativa de Integrantes do Conselho de Kodanshas encontra-se finalizado e teve por objetivo investigar a contribuição dos integrantes do Conselho de Kodanshas na construção do judô no estado. Dissertando essencialmente sobre a preservação do contexto histórico, o protagonismo das mulheres em um meio predominantemente masculino, iniciação esportiva, inclusão social e alto rendimento. Ressaltando que a maioria dos sujeitos investigados possui mais de 50 anos dedicados ao judô. Para ilustrar o protagonismo das mulheres destaco a Professora Eliane Pintanel Teixeira Prondzynski que tornou-se a primeira Kodansha do Rio Grande do Sul em fevereiro de 2014, além de ser especialista em katas e competidora da categoria master.
• Universíade 63: O momento olímpico gaúcho
O projeto teve como objetivo a reconstrução da memória da Universíade (Jogos Mundiais Universitários) realizados em Porto Alegre no ano de 1963. No Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte há vasta documentação sobre esse evento.
• Futebol e Mulheres no Rio Grande do Sul: A Trajetória de Eduarda Marranghello Luizelli (DUDA).
Este projeto tem como objetivo analisar a trajetória profissional de Eduarda Luizelli como jogadora de futebol e formadora de atletas. Para tanto está fundamentado nos marcos teóricos relacionados a participação das mulheres no esporte, mais especificamente no futebol considerando narrativas biográficas. A metodologia utilizada terá um viés qualitativo com fundamentação teórica e metodológica baseada na historia oral tendo como foco a historia de vida.
• Recônditos da Memória: o acervo pessoal de Inezil Penna Marinho
Apresenta como objetivo principal a catalogação do acervo pessoal de Inezil Penna Marinho (1915-1987), uma das mais destacadas, influentes e produtivas personalidades da Educação Física brasileira. Além da catalogação o projeto prevê a divulgação desse acervo cuja maioria dos documentos são inéditos tais como fotografias, correspondências pessoais, diplomas, relatos de viagens, vestuário e outros artefatos tridimensionais.
• Centro de Memória do Esporte
Projeto de extensão que durou entre 1996 e 2019.
Endereço:
Colegiado de Educação Física - UNIVASF
Av. José de Sá Maniçoba, S/N - Centro - Petrolina/PE
CEP: 56304-917
E-mail: garimpandomemorias2002@gmail.com