Garimpando Memórias: Educação Física, Esporte, Lazer e Dança

Programa de História Oral

Pesquisas

Ao longo de sua história, o Projeto Garimpando Memórias se constituiu como referência teórico-metodológica de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação. Clique nos links e acesse informações mais detalhadas

Os significados dos futebóis na trajetória de vida de atletas da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisa concluída

Descrição:
Este estudo teve como objetivo analisar as experiências das atletas de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em sua trajetória com os futebóis, identificando a forma como a categoria de gênero apareceu nos diversos contextos sociais devido ao fato delas serem mulheres que praticavam este esporte. Portanto, através da História Oral foram produzidas as fontes orais sobre as histórias de vida de quatorze atletas de futsal da UFRGS que treinavam com o time no ano 2014, com base nos procedimentos próprios desta técnica.

Equipe:
Claudia Yaneth Martinez Mina